08/01/2010

Rosário Breve nº 137 - www.oribatejo.pt




Porpimbatugal à força toda




Os canais nacionais de televisão rendem-se diariamente à promoção da pimbalhada pseudomusical. Eu nem era para me/vos chatear (mais) com isto, mas é que, no preciso momento em que me sentei para vos escrever a crónica desta semana, levei com o Toy a cantar, vejam cá vocês bem, com a Simone de Oliveira. O Toy! Com a Simone! Em dueto de dois tu-cá-e-tu-também. Arre diabo, ao que tombámos!
Era na SIC, mas tanto podia ser na TVI como nessa capoeira lamentável chamada RTP. Eles comem tudo, os pimbas, e não deixam nada aos (poucos) músicos sérios deste País. O povoléu, coitado, alinha no foguetório porque lhe não dão outra palha a manjar. O Toy! Com a Simone! Que raio se seguirá? O Emanuel com o Carlos Mendes? O Tony Carreira com o Fernando Tordo? A Rute Marlene com a Mariza (aliás muito bem uma para a outra, diga-se de passagem)? A coisa, a Ágata, com a Dulce Pontes (idem aspas Rute/Mariza)? O coimbrinha André Sardet com o magano do Represas/UGT? O Sala da Renascença com o José Figueira a balir em tirolês? O José Malhoa e a filha, a coisa, a Ana Malhoa, mais o João Pedro Pais da Casa Pia? O José Cid a tocar Carlos Paredes no órgão? Os Broa de Mel a darem-lhe no Fausto? O Pacman a hip-hopar o malogrado Zeca Afonso? Os Delfins a darem cabo da múmia do António Variações? Uma tuna universitária qualquer (umas das cinco mil actuais) a cervejar Luís de Freitas Branco? Os Xutos a tocarem Miles Davis? Ou a coisa, a Sara Tavares, a tirar fotocópias à Whitney Houston?
Haja bom-senso, santo Deus, haja vergonha! Gasto um dinheirão em têvê por cabo para não ter de gramar com isto, mas à hora dos telejornais lixo-me. Hoje lixei-me, por ter ligado a SIC uns minutos antes do noticiário da uma da tarde. Pimba: Toy com Simone!
Só espero não sonhar esta noite com o Vitorino e o Sérgio Godinho muito felizes a fazer quarteto com o coiso, o Marco Paulo, e o coiso, o Clemente. Arre diabo!

3 comentários:

Manuel da Mata disse...

Quando o mano Salomé mais velho foi ao Coliseu cantar com Tony, já era de prever tudo isto.
Não vou comentar ali mais abaixo, mas sempre pensei que aquele título de Daniel Filipe era do "caraças".
Fraternalmente,

MBarata

Rui disse...

O que quiseres menos isto, por não ser verdade, que o sei eu
"Ou a coisa, a Sara Tavares, a tirar fotocópias à Whitney Houston?"

Daniel Abrunheiro disse...

Tudo verdade verdadinha, sô Rui.

Canzoada Assaltante