02/10/2020

VinteVinte - 65 (subpartes I a IV)



65.

 

NACOS DISPONÍVEIS

 

Coimbra, terça-feira, 26 de Maio de 2020

 

I

 

Álea de casas-gaiolas em série pré-fabricada. Cinzentas, estriadas a rodapé azul aqui, verde acolá, ali grená. Gente algo mais tristonha do que a média em subúrbios afins. Desvanecida a utopia (ou: a falácia) patriótico-imperial, há que suportar agora os despojos, id est, os cacos sórdidos do Pretérito.

 

II

 

Entretém-se a dem’hora em obliteração. Ou: comendo o naco disponível, deixando arrefecer a sopa fervida à cautela, migando uma pouca de pão no fundo da malga. Sévigné, Madame de. Notação de toponímia interior, dessa tão facilmente abordável quão falseável.

 

III

 

O Exterior não atrai. O ar-livre é fornalha. Insensato sair sem ser por momentos apenas, à hora-morta d’ir-ao-lixo. Recebi calçado de marca de muito boa qualidade, ideal para caminhadas mais longas. Experimentei, sirvo-lhe. Estou mais rico no concernente à pedestre materialidade do mund’aparente.

 

IV

 

Uma vez, vi um gajito que era médico da Caixa com pretensões político-autárquicas. Era caça-fraca, como se diz na freguesia do Louriçal quando o objecto humano merece tal vilipêndio, ali aliás bem gravoso. Lembro-me das mãos dele: muito correctas, limpas, de unhas geometricamente cuidadas. A minha Mãe levou-me a consultas com ele, ele fez-nos talvez duas visitas domiciliárias, quando o médico vinha de táxi correr a rua operária. Era tão-só um coimbrinha – e de-fora, ainda por cima. Já deve ter morrido, não sei. Recordo-o aqui por ter aparecido no televisor um fulano que era a estampilha-chapada dele. E as mesmas unhas de meia-lua clara-rosa em mãos lavadas minuciosa, escrupulosamente. Só que a emissão era em directo – e o tal médico teria hoje, em diferido, mais de oitentas. Este da TV não passava dos 45, 46. A morte é repetir o singular, é vulgarizá-lo. Nascer é que é trágico – o resto é medir a febre aos pobres, receitar-lhes supositórios para que a vida continue a enrabá-los como é de lei, perder eleições concelhias, reformar-se menos mal, ser esquecido, chegar em paz a sítio nenhum.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante