10/05/2021

PARNADA IDEMUNO - 334 a 338

© DA.

334

Sexta-feira,
7 de Maio de 2021

    Desconfio dos “salvadores”
    dos nepaleses de Odemira:
    Há quanto tempo, meus senhores,
    sabíeis V. de tal mafiosaria?
    Vivo irremediavelmente. Espelho de V., tirando o sítio onde a verruga, o dente em falta, a cã/reca, a farmácia-nenhuma para este tipo de mal. Com & em justiça andou & esteve Herman José, referindo-se a Vasco Santana: “Não lhe chegamos aos calcanhares.” Em & com justiça estou & ando, referindo-me a António Osório: “Não lhe chego à Arrábida.”

335

    Não foi decerto reles a colheita publicitária que a Administração da Brotéria – Revista Contemporânea de Cultura terá segado em sua/dela edição de Fevereiro de 1953 (vol. LVI, Fasc. 2, Lisboa). Digo-o porque me pertence um exemplar, que em boa-hora adquiri por dez-réis de mal, perdão, mel-coado. Mais digo: procedi a tal aquisição em um armazém de velharias desta também velha Cidade na tarde de terça-feira, 13 de Abril do corrente Parnada Idemuno. Folhas cor-de-rosa exibem em separata os beneméritos anunciadores. Os artigos da revista vêm em sépia, tal a bílis equívoca. Siga-se, em itálicas aspas, o compósito poemático que de tal rosa urdi:

“A Companhia de Seguros Fidelidade tem o prazer
De informar que melhorou e completou
O seu já conhecido Seguro do Clero
Os Grandes Mestres da Pintura
E notas históricas dos Museus a que pertencem
As mais modernas e centrais
Barricas – Sacos de Juta – Sacos de Papel
Empregando Três Fornos Rotativos Metálicos
Para chapéus de homem e Senhora
Decalcomanias (transferes) a quente
De pêlo, lã merino e feltro
De explosão e soldadura autogénio
De Luxo para Homens, Senhoras e Crianças
Da mesma qualidade são muito mais caros
Em relação a estas águas portuguesas
E na sífilis como poderoso auxiliar do tratamento mercurial
Pancada, Morais, Força Motriz & Tipografia
A fineza de mencionarem topográficos e geodésicos
Terços, medalhas, crucifixos, voltas eclesiásticas
48 cm.³ de cilindrada
Peça uma demonstração
Grande rendimento, pequeno consumo
Peça o plano da colecção
Tinta permanente de diversos Seminários
Por junto e retalho
Para entregas imediatas
Fabrico perfeito e
Ferreirinha
Os pedidos podem ser dirigidos a
CONFIANÇA
Sabões
Sabonetes
Perfumarias
Depósitos
Diamantes de Angola
Ao Sol ou à Sombra
Use sempre película
Cem anos!
Critério
Cruz
No combate aos parasitas
Santa Casa
Lubrificante de Reputação Mundial
Grande sortimento de respostas concisas
ATENÇÃO
Oferecemos os nossos serviços
Fineza de mencionarem a «Brotéria»
A construir para funcionar
Apostolado da Imprensa
Segurança de doutrina
Velas de cêra
Relógios das melhores reparações garantidas
Au Sacré Coeur
Ao Arco da Bandeira
Colocação de capitais dos seus administrados
Aqui
Vinho para Missas
Cuidadosamente preparado
Conforme as normas canónicas e
Com a aprovação de S. Ex.ª Rev.mª
O Senhor Bispo do Porto
Todos os bons
Do País
E
Do Açúcar de Angola
Cuidado com as imitações!
Cruz, Sousa & Barbosa, Ld.ª
Oficinas privativas na Rua
Da Companhia de Jesus
Do Porto Médico
Escrupulosa execução de
103 anos de existência
Volumes de 250 a 300 págs.
Secções de camisaria
Iluminuras (contos)
Trajectórias (poesias)."

336

Saí hoje à minha Coimbra a buscar livros.
Quatro trouxe para casa, quatro antigos.
Uma pessoa vive de pão; e de amigos
(em caso de estes em vida estarem vivos).

Dúvida nenhuma sobre que revisitação
faço a quem meu chamo (mas pertenço).
(...)

Escrevo isto sozinho como cão que escrever soubesse.
Não espero notícias, não dou novas, quem-tem-farelos?
Moreno em criança, sou desses velhos amarelos
de que eu te mais diria, mas não digo – esquece.

337

Sábado,
8 de Maio de 2021

    Às oito horas da manhã de, faz hoje, 57 anos, saí eu fumegante da minha santa Mãe, contrariado & arrancado a fórceps, ferramenta que me abriu um belo lanho na cabeçorra. Nasci com mais de dez meses de gestação, túrgido como um bácoro & como um varrasco pesando mais de cinco quilos. Saí, não – tiraram-me: desde então, jamais conheci melhor sítio onde viver, pela curial razão de não haver no mundo mais doce & mais marsupial abrigo do que a Mãe-por-dentro.
    O Tempo envelhece-me sem me pedir licença nem me avisar de véspera. Algo parecido V. sucederá, verdade? Verdade.

338

Domingo,
9 de Maio de 2021

Vi hoje a minha Cidade caminhando-a no vazio, qual funâmbulo.
Foi depois de tomar café com a minha Leonor.
Caminhei bastante pela finitarde de Maio.
Não levava pressa, ninguém olhava, poucos autocarros.
Há certo esplendor no dia desértico chamado domingo.
Acho que vão construir ali onde foi a LUSA da borracha.
Vi lá material de estaleiro, decerto vão.
Não vi mais coisas, recolhi-me cedo.
Olhar, olhei – mas nem sempre se vê muito.
Há dias assim, mais poeira ao vento.
Li umas coisas sobre & de Joaquim Paço d’Arcos (1908-1979).
Lá fora, a variação meteorológica era interessante.
Deve ter chovido alguma coisa, não fui à marquise.
Apreciei em filme(s) reconstituições dos 40 & 50/XX.
Ambos os cenários pertenciam à ilha britânica.
Os actores sabiam o que faziam, sabiam-no bem.
Os enredos eram de qualidade fina, bem tecidos.
Entretive-me com proveito, pensando pouco.
Numa das cenas, mar à contraluz da tela.
Noutra, lápides sem datas legíveis.
Mobiliário, vestuário, tudo sem mácula.
As histórias versavam traves-mestras do edifício humano:
Coragem, Decência, Esperança, Malevolência, Sacrifício.
E não só – mas estes substantivos dão a ideia.
Ainda na Cidade, tirara algumas fotografias.
Não apreciei ainda como ficaram as ditas.
Cores foram dando de si na máquina-de-imagens.
Umas, sem caligem alguma, gloriavam o Outono.
A bicicleta encarnada de um rapazito: como eu fui & uma que tive.
Folhas de um ouro vegetal aspergidas em relvado.
Belas demãos de azul, verde, salmão, grená.
Vi a palavra aticismo, que é elegância/pureza de estilo.
Vi gilvaz, que é golpe ou cicatriz de golpe na cara.
Vi caligem nevoeiro denso, escuridão, névoa ocular, catarata.
Não fui infeliz, portanto, algumas gemas garimpei.



3 comentários:

cid simoes disse...

"sou desses velhos amarelos"... e fez no dia 8 57 anos? Quase que podia ser meu neto. Fico sempre sem saber se é ou não ficção o que escreve, mas dá gosto ler.
SAÚDE!

Daniel Abrunheiro disse...

Amigo Cid,
por acaso fiz mesmo 57 no dito dia. Por acaso, como quem diz: porque por acaso o senhor meu Pai se 'achegou' à senhora minha Mãe, certa noite de fins de Julho ou auroras de Agosto de 1963 (fiz as contas), e pronto, mal feito, mais um para o rol; sétimo (e derradeiro) de sete.
Quanto ao resto (ficção ou não), eu próprio me emaranho um bocado nas baldrocas da escrevinhação. Garanto que muita coisa que aqui aparece, 'currente calamo' (como os bons Antigos chamavam ao 'correr da pena'), tem foros de verdade. Mas Verdade Objectiva? Não pode ser: por vir do sujeito, tem de ser Subjectiva. É como vejo as coisas, apenas. Não é ciência. Não é definitivo. É apenas alguma coisa passageira pensada por alguém que está de passagem também. Estamos todos. O que não passa, todavia, é a gratidão que sinto por ler estas minhas linhas diárias.
Muita, toda a saúde, Cid, para si e para todos aqueles a que chama seus.
DA

cid simoes disse...

57… sensibilidade, saber e capacidade física em boa maturação, trempe ideal, equilíbrio perfeito a não desperdiçar. Já passei por essa rua.

Canzoada Assaltante