26/05/2021

PARNADA IDEMUNO - 409 & 410


409

Terça-feira,
25 de Maio de 2021

Duas irmãs cultivam terra delas por lei.
São-se de mútuo valimento para sempre.
Anulados estão os anos de diferença de nascimentos.
O ano natural reparte os trabalhos em ciclos.
Recorrem a trabalhadores temporários quando é de vez.
Respeitam os domingos mas não são de igreja.
Vão à missa-do-galo e à de ano-novo.
Ao lume do lar cozinham, comem, lembram, planeiam.
A casa é a de pai & mãe, pouco a mudaram.
Casa-de-banho exterior, água canalizada.
Luz eléctrica, televisor na saleta, rádio na cozinha.
A eira comum une-as aos vizinhos, o trato funciona.
Uma é Maria do Patrocínio.
Outra é Maria da Anunciação.

410

    Saí a ser literalmente inoculado.
    Tive toda a boa-sorte: serviço limpo me fizeram.
    Bons profissionais, belo serviço, toque & siga.
    Para mais, era estupenda a manhã de Maio.
    E eu, que por idade encaro cada amanhã à luz já da arqueologia, pois eu fruí o Sol, que reverberava sem peias nem freios, muita-toda a Luz, a luz tornando instantâneas as coisas mundiais. Sou agora portador do Lote n.º 21 C11-05 da Janssen/Johnson & Johnson.
    Há muito não saía à Cidade mais bonita do mundo. (Tirante a parcial, suspeita hipérbole, estava deveras bonita hoje esta Cidade.) Autocarro cumpridor do horário, viajante com passe-trânsito, ei-lo a mim navegando a & em Beleza. Pensei em filme: certos dois nomes cuja companhia física nunca mais terei. Quase nem me entristeceu tal assomo. Segui à de ante, como quem diz, fui-me à minha vida. Por saber que após o acto-vacinante teria de fazer tirocínio de meia-hora-a-ver-que-dá-a-coisa, levei a Brotéria de Fevereiro de 1953 & o Cesário de sempre. Correu-me bem. No amplo pavilhão novo, ali tão perto do meu velho Liceu, reli em discreto êxtase o Responso & Num Bairro Moderno. É muito engraçado (não no sentido histriónico mas no outro, no gracioso-de-graça) receber o verso tão cuidado do jovem Cesário, morto de tuberculose há tanto ano, em plena semi-hora convalescente de coiso-vacínico-anti-viral. É deveras gracioso. Passada a meia-hora, pus-me sem putas no meio-dia mais novo de sempre: 25 de Maio de 2021, terça-feira que Deus só não tem pela curial razão de quem-não-há-não-deve. Aí, como se dizia à mula.
    Andor de caminho, torno a casa na manhã extinta. Não há sinal, ’té ’ora, de ’senvolvimentos. A velha madre-Cidade rainhassantisabela-se sem atender à particularidade.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante