10/01/2022

REGISTOS CIVIS - 6 & 7


 

Deponente - 6

                      

6.ª-Feira, 7 de Janeiro de 2022

Sábado, 8 de Janeiro de 2022

 

Deponho pobremente. Bem o sei. Trafico mal as normas narrativas, que tão bem traficadas vejo por tanta ilustre gente (o mor dela, morta). Sou raramente ortoépi(c)o. Sei-o bem. Será talvez, ao menos em parte, da minha insuficiência sensorial – mas não da falta de aventuras anónimas, ou trepidantes, ou esquivas, ou furtivas. Todavia, também eu mereço ser civilmente registado neste canhenho. Também o umbigo quer ser & ter assento de nascimento - que a morte é certa, tal como o esquecimento.

Costumo, em detrimento do enredo, seguir pela via-verso. Com ou sem rigidez métrica, a lírica permite-me calafetar mais ou menos eficazmente as rachas & as gretas da forma-narração se & quando por mim praticada.

Outro aspecto de somais importância: está já tudo contado. A piada estará em recontar de modo o mais possível fresco, de maneira o menos requentada possível. Ulisses regressa a casa. Castorp vai para a guerra. Romeu mata-se por amor. Quijote (con)funde literatura e/com real. Bárbara cativa a quem a escraviza.

Na minha terra, há noventa anos, mataram à paulada um rapaz de fora. Atrevera-se ele a vir tentar o descante de uma rapariga nativa. Em consequência de tal barbaridade, o nome da minha terra passou a ser antecedido ou sucedido da/pela conjugação pronominal reflexa em forma exclamativa, vulgo foda-se! Por que não alegorizo romanescamente esse morto tão moço (ou esse moço tão morto)? Diz-se que o crime foi cometido a meros metros da casita térrea em que a minha Mãe houve nascimento. (Mais uma razão para romanescar, portanto. Mas.)

Mas é que não. A prosa serve-me lindamente para mostrar boa gramática – e para pouco mais. Quando o correio não era ainda electrónico, escrevi ainda algumas cartas: a esta que aquela namorada, a este que aquele amigo – e pouco mais. Portanto, não.

É preferível o arbusto versejado. E quem comigo concorda sem esforço – é Péricles Tomás Vermonte d’Assis.


 

Péricles, respondendo - 7

                      

Sábado, 8 de Janeiro de 2022

 

Nem sempre, nem sempre.

Às vezes, a prosa

é capaz de rosa

que do chão rebente.

De milagres gentis

é também capaz,

sagaz & perspicaz.


Péricles Tomás

Vermonte d’Assis.




Sem comentários:

Canzoada Assaltante