299 - II
Segunda-feira,
26 de Abril de 2021
Dizia-Vos pois:
Quinta-feira-12-de-Junho-de-1975.
O Zé & a Rosa casam-se a 12 de Junho – mas de 1994.
No próximo sábado, 16-4-75, há a Final da Taça de Portugal. Este ano, não é no domingo nem à luz da tarde. É às 21h30m. E não é no Jamor mas no Estádio José de Alvalade. Os finalistas são o Boavista Futebol Clube & o Sport Lisboa e Benfica. Senha de camarote, 80$00; bancada central, 100$00; bancada lateral, 70$00; superior, 42$50; geral, 27$50. Sempre quero ver quem levará o caneco, se os axadrezados, se os meus “papoilas saltitantes”. Em dois dias saberei a triste nova: BFC-SLB 2-1. Os golos: Mané aos 15’ & João Alves aos 17’ para os nortenhos; Jordão aos 60’ para mim. O Etelvino Engraxador fartou-se de rir à pala dos benfiquistas. Ele era do Belenenses, no geral, e do União de Coimbra em muito particular.
A quem pode interessar este desarrazoado? De encontrar resposta a tal não cuido. Um jogo-de-bola na capital do ex-Império, um engraxador que em quatro anos cairá morto em uma couraça vetusta da velha Coimbra, Madame Luciana, alcoviteira afinal séria – tudo elementos mais do que vocacionados ao olvido. Não para mim, todavia, não por mim.
Por mim, alguma coisa durável merece a luz.
Se visitas alguém teu, se logras chegar-lhe à fala.
Se te interessam as datas, os ciclos, as tantas entropias.
Hitler toma o poder em 1933.
Passados 28 anos, erguem em Berlin o Muro.
Passados 28 anos, mandam o Muro ao chão.
Preferir-me-ias talvez mais cuidador de coisas deveras sérias.
Não me esquivo a teu tiro: terás decerto razão – mas para de facto teres a certeza da tua total razoabilidade, precisas de dizê-lo a alguém que não sou, que me esqueci de ser, que tudo aliás fiz – e faço – por não ser. Por isso:
Na Quinta-feira-12-de-Junho-de-1975, Luciana desjejua no Santa Cruz. Não lhe diz respeito – nem ao de leve a interessaria – que logo à noite, lá longe na Cova da Piedade, o Clube Desportivo local faça um gesto benemérito, o de receber no Campo Silva Nunes o Atlético Clube de Portugal para um jogo amigável em benefício da família do malogrado António Esmoriz, jogador que morreu em um desastre de viação. Pela lei natural da proximidade, a senhor cuida com mais interesse do que falam na mesa ao lado da sua. Um acidente de viação também, mortal também – mas muito mais próximo do que a remota Cova da Piedade. Logo a seguir à Estação Velha, rumo à Geria, deu-se o despiste de um automóvel, aventa-se que por velocidade excessiva. Tal como acontecera ao grande escritor Albert Camus quinze anos antes, o carro desfez-se contra uma árvore da berma. Morreu logo, ali mesmo, um dos cinco tripulantes do veículo: um professor primário de 44 anos de idade & residente na Rua Antero de Quental da nossa Lusa Atenas. Deixou viúva. Já no Hospital da Universidade, acabaram falecendo mais dois dos restantes quatro passageiros envolvidos em tal sinistro: uma senhora professora liceal, de apenas 24 anos & solteira, e um estudante universitário, de 25. A jovem docente residia na Avenida Bissaya Barreto . O jovem discente, na Ladeira do Seminário. Fora de perigo, dois feridos: um engenheiro técnico de 26 anos, morador da Praça Machado de Assis; e uma professora primária, de 35, residindo esta na Rua António de Vasconcelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário