17/05/2011

Rosário de Isabel e Dinis - entradas 33 (completa) e 32 (fragmentos)

33. ROLA

Leiria e Adões (Coimbra), segunda-feira, 16 de Maio de 2011

Uma rola num poste muito alto: olha o mundo em torno, o mundo cujo tamanho ela amplifica à dimensão do céu. Vejo-a levantar a parábola do voo, desaparece além do prédio amarelo. Tento não olhar o poste a partir de agora – porque o sei sem ela: como tantas vezes me tem acontecido.


32. POMBAS E ESMOLAS DA FALA COMUM  (fragmentos)

Coimbra, quinta-feira, 12 de Maio de 2011

Sabe-me a boca a fim de tarde,
a vital outono mortal que arde
no lugarejo Coimbra chamado.
Sequer estou virado a fado,
apenas tristonho e quase cansado:
a luz é porém toda, em ar de

ouro muito branco de casas e colinas,
à passagem de senhoras (antigas meninas)
pela do Brasil, Solum, Casa Branca,
o olhar sangra cor que nunca estanca
o primevo daltonismo das varinas

de outros tempos-instantes idos.
Andam por aqui os bem e os malparidos,
a minha terra de Maio, materlocal,
uma quinta-feira em Portugal,
sabe-me a boca a fins vividos.

*

O pão meu tempo: migalhas mentais,
do ouro dos trigais pálido imitador,
que o mais é pelo pátrio idioma
todo e só amor.

*

Da circunstancial senhora lembro o pé branco,
a boca gostadora de mariscos e malvasias.
Lembro-me de, numa praça, de um banco,
assistir ao essencial nada dos dias.

Do circunspecto cavalheiro peitoral ressalvo
o apuro comendador, o colarinho alvo
e do semblante o emblema de idiota formado.
(Há por Coimbra muito exemplo deste gado.)

*

Já recebi esmolas mas nunca as pedi.
A minha vida tem dias – e está, como
todas, por um fio sideral.
É o que faz ser pobre em Portugal.

*

É na fala comum
que o amor de dois
se faz só um.


2 comentários:

LM,paris disse...

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR, rouaoùùùùùùùùùùùùùùùùùù, cao , lusa...ca pata de lado, amiar...
và, so tu escreves assim, até dà vertigens, dervichas a lingua.
Nao tenho mais adjectivos....COM C ANTES DO T, KÉ PRA SABERES QUE TAMBÉM NA CONCORDO CAS CONCORDÂNCIAS BRÉSILIENNES...
bêjos de Isabel, com rosas senhor, no regaço...
lm

Daniel Abrunheiro disse...

Merci, la belle Danseuse.

Canzoada Assaltante