27/02/2021

PARNADA IDEMUNO - 76 & 77

 

Quinta de São Domingos, Linda-a-Pastora
(fonte: "PANORAMA", Revista Portuguesa de Arte e Turismo, Nº 14, Abril de 1943, p. 29)



76

Sexta-feira,
26 de Fevereiro de 2021

    Tenho evitado, como sói dizer-se, procurar-por-todo-o-lado coisa que só se encontra quando procurada-em-lado-algum.
     Correnteza de casario baixo, azinhaga de caliça, mescla de pedra & barro com a mesma proporção de pão & vinho, no n.º 3 há uma Bíblia, no 7 empalidece uma primeira-edição de Cesário Verde.
    Tanto passa o amola-tesouras quanto o trio-gaiteiro: é idêntica procissão de solidões – como se tivesse plural, a solidão.
    É interdito ora ambular pelo lugar urbano. Sanidade & higiene impõem regras ao ovelhame bípede que somos todos. Já nem sombra própria atiramos ao chão comum.
    Funcionam a todo-o-gás (é o termo) os crematórios, famílias esperam uma semana pela jarra munida de um punhado de cinzas. Também isto, que se passa, há-de passar. À mesma praia outras missionárias naus aportarão.
    Ananases mui cheirosos em banca de praça. Esfrega a água o lajedo uma mulata cor-de-pardal. A pega do tacho tem embutida uma meia-rolha de cortiça assaz portuguesa.
    Tanto é de evitar a morbidez quanto o entusiasmo: ambos são desperdícios calóricos perfeitamente néscios. E eu não estou para esbanjamentos, não mais.
    O aspecto sensorial tem-me sido embrutecido por uma demorada crise ácido-úrica – até deitado coxeio. Por conseguinte, mais do que habitualmente gemo sempre que leio poesia má.
    Algum é porém o proveito. Certo modo de narrar-à-britânica apraz-me & aquieta-me a doidivanice barroca. Leio, pois: mas devagar & não muito. Entretenho a existência bocejando em verso.
    Não tenho casa-de-campo em Linda-a-Pastora nem tenda de pau em o Olho Marinho. Pena minha. Hei diversa permanência. Devasso outras barbacãs, por assim dizer.

77

    Perto da Sereia, no quiosque que desta havia nome de firma, livros em segunda-mão a bom preço. Era 1985, que não volta. Arnaldo Gama, Cesário Verde, Alexandre Herculano, William Faulkner – em formato-bolso e a vintes. Volvidos 36 anos, a pandora televisiva oferece derbies em vez de livros: Chaves-Vizela, Derby County-Nottingham Forest, Levante- Athletic Bilbao, Werder Bremen-Eintracht Frankfurt. Resultados respectivos: 2-2; 1-1; 1-1; 0-1. Mas talvez esta notação esteja para a literatura como o rebuçado de mentol para a feira de enchidos. Talvez – mas que se dane. Quando de nada mais, sou dono disto, destas linhas sem consequência mas em sequência. Num episódio da série Magnum (fraquita & simpática série) aparece como estrela convidada o senhor Frank Sinatra, o grande crooner. No episódio, chama-se Doheny. É cena de 1987, salvo erro. Lá vai.
    Quanto ao Gama, ao Cesário, ao Herculano e ao Faulkner, ainda por aqui vigoram, benfazejos companheiros no Grande-Nada. De resto, o Karlsruher foi a Darmstadt vencer os locais por 0-1, golo do sul-coreano Choi.

Sem comentários:

Canzoada Assaltante