11/03/2022

REGISTOS CIVIS - 94

© DA.


 


Sonhadoria (*) - 94

                      

  

  

    Rostos de mulheres diversíssimas (d)entre si transpareceram em galeria no meu sonho (ou dormente devaneio) da noite antemediata.
    Um dos rostos mirava à janela um prado nevado que em senda escura um ribeiro sulcava.
    Depois (mas não há cronologia linear nos sonhos), outro rosto, permeado de árvores, assombrava de luz o bosque que ainda desejo devassar.
    Um terceiro (mas não são ordinais os fenómenos eidéticos) olhou o eu que o sonhava – mas não o/me viu, pois que o vi continuando a olhar bem para aquém da minha nuca.
    Um automóvel branco imobilizou-se em tal encruzilhada sob a vigilância da Lua: sem ocupantes era o veículo.
    Outros objectos-legalmente-impossíveis anoiteceram comigo, que, bem jantado & bem agasalhado, não me dispus a dar luta ao sono. Exemplos desses o-l-i:


    a dita Lua
    assinaturas póstumas
    um verso-branco
    sonhos tidos por cães
    felicidade em cartório-notarial
    actos-falhados
    já-vividos
    fantasmas sanatoriais
    um verso-azul
    rosas-perpétuas
    psiché de tia-solteirona
    calendário ilustrado (Paulo VI em Fátima, A.D. 1967)
    o ar dentre bordos de fissura calcária
    canções de adeus-marinheiro
    datas riscadas em cimento quando fresco
    escrituras-mortas-do-mar-idem
    filigranas silábicas escandidas a metro
    dívidas do poeta Bocage
    sonhos dos outros com outros, nunca comigo.

    Dei em rol o pouco de que me lembro & o muito que minto. Na mesinha-de-cabeceira, velam a vela, o frasco com água, o candeeiro, o cinzeiro, a pipeta das gotas oftálmicas, o livro do O. Henry, o do Cesário Verde, a revista ornitológica, o porta-chaves sem chaves do União de Coimbra (fundado a 2 de Junho de 1919, segunda-feira).

(*) Sonhadoria é como traduzo, do Francês, rêverie. (Devaneio não me parece suficiente.)


Sem comentários:

Canzoada Assaltante