21/10/2021

PARNADA IDEMUNO - 800

© James Doyle



800

Quarta-feira,
20 de Outubro de 2021

    Guilherme Libra, de Trouxelas-Sousemil, viaja por Artemunde, Ribacume, Padelar, Garrana, Racharigues, Corvelha, Salvador, Tramadura. É distribuidor de lacticínios, tem 62 anos & uma furgoneta branca de que ressalta a escarlate uma marca de iogurtes. Antigamente, tinha um ajudante a contrato. Já não tem: vão maus os tempos dinheirosos, o negócio já rendeu bem mais do que agora dá a ganho. Solteiro, não sofre por procuração. Vai aos sábados à Associação da vila, joga as cartas, come o chouriço assado com os outros três carteadores, no máximo à uma de domingo volta para casa, deita-se, não pensa de mais. Esteve duas vezes para casar-se – e com a mesma noiva. Não aconteceu assim. Outras coisas calharam na insensível roda de actos & factos que gira & faz girar as vidas. Foi, quando rapazito, do rancho folclórico. Jogou ping-pong pela Associação. Partilhou a condução do táxi com o tio Ibraim até este morrer, não sendo possível ficar-lhe com o alvará. Lacticínios, pois. Se me perguntásseis se há vidas piores, nem V. responderia, tão tácita é a afirmativa.
    Fui um dos jogadores de cartas. Certa noite, na companhia de Guilherme, Agostinho & Virgílio, chegou-nos a má-nova do acidente que vitimou, de uma vez só, dois amigos: Lino Miranda & Armando Dias. Lembro-me magoadamente desse serão aziago. A chuva, fortíssima, viril, enfolava o toldo amarelo da pastelaria. Era Novembro alto, quase Dezembro já. Estamparam-se de encontro a pinheiros tombados na estrada por força daqueles ventos maus. Estive muito tempo sem voltar à Associação – e muito tempo sem rever os parceiros de sueca. Calhou ser hoje a deixar por escrito esta lembrança. Por espécie de brincadeira, tomai lá trinta anos chovidos & enxugados.
    Guilherme Libra segue fazendo a sua ronda de leites, manteigas, iogurtes, queijos, derivados mil. Agostinho Marto está reformado. Virgílio Domingues, também. Eu faço nada. Lino & Armando, nada também.

Sem comentários:

Canzoada Assaltante