21/05/2020

VinteVinte - conclusão da entrada 33 (II & III)




II

O ocaso trouxe sol que a tarde não pôde.
Voa baixo sobre mato um milhafre adulto.
Nada hoje me inculpa, não rogo indulto
nem ao que há, ao que haverá ou já houve.

Entre salmão e rosa, as empenas daquela casa
olham-me de longe mas sem convite.
Em sonhos, Maria, desta noite, sabes?, vi-te:
eras um peixe naufragado em praia rasa.

Já pouco me dana não ter ido para artista,
sei lá, de cofragem, olaria ou d’até poesia.
Além da Arregaça, onde a que chamam Boa-Vista,
nem tempo de ver tive o que dali me viria.

Este é o ente-instante, outro não é.
Ver-nos-emos entre pressas, cumprimentos a golpe-d’asa.
Hoje ando a bolos & café.
Rosa & salmão, bonita, a tal casa.

III

Sim, é preferível a prosa do calado. Chega-se a noite. Chega-se à noite. Perto da praia, um resto de família não faz ondas. Um carro azul-celeste arranca em direcção a Quiaios. Já lá estive, mas pouco. Prefiro (ou profiro), com esta idade já infame, o silêncio prosódico. Havia uma senhora que era Isabel e muito gentil, aviava artigos de papelaria ao balcão daquela loja que depois demoliram para cavar um estacionamento subterrâneo. Os covis que eu então frequentava não eram vis. Já então eu me dava (ao) anis. Isabel era de olhos vígeis, castanhos-pardal. Ventilavam piedade sem orçamento nem indústria.
Não, não perdi tudo. Preencho estes cadernos como quem espera novembros por esses areais desertos. Ele há níveis de entendimento. Costuma ser solitário, o entendimento. E calado. 

Sem comentários:

Canzoada Assaltante