18/05/2020

VinteVinte - 32 (um divertimento)






32.

ANTES CLÍNICO QUE CÍNICO
(ou VERSA-VICE)

Coimbra, segunda-feira, 20 de Abril de 2020



I

Prendo & aprendo os meus Mortos.
Segui-os em troços hoje ínvios.
Brinco hoje a sós a cowboys & índios.
Mais bem os vejo tirando os óculos.

II

A pandemia corrente cria mais lutuosos.
Famílias perdem os velhos engaiolados em lares.
Os números são escarlates, são imperiosos.
Itália & Espanha? Macromorgues sublunares.

III

Maus dias. Noites apreensivas. Casas-celas.
Entretenho-me assomando mudo às janelas.
Nem espero nem desespero: nem posso nem quero.
Folheio. Raspo a barba. Tenho atavio, sou d’esmero.

IV

Vai fazer cinco anos em Outubro: um dia,
muito cedo ainda, icei-me da cama
& fui-me a uma clínica de hematologia
a que me fizessem o hemograma.

Receberam-me faces não-cínicas:
duas senhoris meninas de alvas batas,
experimentadas técnicas analítico-clínicas
capazes de medir açúcar até das batatas.

Fui pois bem atendido eu, alimária
zero-hipocondríaca mas então em precisão
de hemograma com fórmula leucocitária
que me avaliasse a então actual condição.

Picaram-me, vampiraram-me, lá sangrei,
quase desejei ser testemunha-de-Jeová.
Mas pronto, era p’ra dar sangue, sangue dei.
Após, desjejuei, no Mijacão, bifanas sem ser com chá.

Tempos passados, poucos, chamaram-me
a buscar em papel os hemo-resultados.
Os doutores que depois foram consultados
disseram Tudo-Bem – e despacharam-me.

Procuro no relatório outras leituras
que ajudar-me possam neste assunto.
Ele está algures, dou-me às procuras,
hei-de encontrá-lo, é só puxar pelo bestunto.

Cá está o gajo: 5,24 nos eritrócitos!
15,60 me vale a boa hemoglobina.
Zero vírgula 46 o hematócrito.
RDW? Vale 14,00 tal menina.

Mostro 21,09 de leucócitos,
zero,44 de eosinófilos,
4,75 de linfócitos
& zero,10 de basófilos.

Vejo que há neutrófilos segmentados,
tal como contados monócitos.
Já as plaquetas mostram propósitos
micro-sanguíneo-esfregaçados.

Glicemia? Meros veros 86 (mg/dL).
(Isto é da parentética hexoquinase.)
Não te preocupes, ó Daniel:
ureia (cinético UV), 31 – ou quase.

Leio depois a creatinina (clorimétrico cinético)
& o ácido úrico (que m’atormenta, enzimático).
O colesterol a 251 não é poético
& os triglicéridos dão um 355 problemático.

Transaminase? Tenho duas, menina:
uma é GOT, outra é GPT.
Sou também, alegria!, da Gama GT
– e é de 70 a fosfatase alcalina.

Não tenho mijado sangue nas latrinas,
mas mesm’assim que tal a electroforese das proteínas?
Albumina – própria de reis: 59,6.
Alfas & Betas globulinas fazem rol c’as bilirrubinas.

Cabe ainda nesta formosa poesia
do Ionograma a potenciometria:
valho, só em sódio, 141;
potássio, 4 vírgula seis – e cloretos, 101.

Falta a relativa acalmia
dos dados da minha imunologia:
pois ora então, viva! viva!,
0,86 de proteína C reactiva.

Foi isto há coisa de cinco anos, noutra zona.
Não tenho sondado a própria urina:
cor, glicose, ácidos biliares e acetona?
Não sei de densidade, PH ou proteína.

Recordo 0,2 de urobilinogénio
e terem dado negativo os nitritos.
Não estou para andar a ler mais detritos,
leio o Cesário Verde, esse sim génio.

Parece (é giro!) serem “elementos figurados”
o que se conta no ou do sedimento urinário.
Oh que riqueza de versos tão bem rimados,
alegria de pobretana ordinário!

Despeço-me confessando, do coração,
ter menos de 4,0 de leucócitos,
menos de 0,7 de células descamação
& menos de 2 vírgula zero de eritrócitos.

Agora que por aí grassa o Corona,
lá é que me não apanham, não senhor!
Podia a contagem ser trapalhona
& mijo & sangue mostrarem má cor.

Sem comentários:

Canzoada Assaltante