13/07/2022

H. EM BUSCA DELFIM - 15

© DA.


Algum frio, alguma chuva, aproxima-se a noite.

É pela hora a que a horda dos deserdados acampa sob viadutos sem defesas laterais.

O matutino local arrolou os mortos da véspera, as missas memoriais de 7.º & 30.º dias.

Nasce-se pouco, por estes anos. A população envelhece celeremente. À cata do abono & da naturalização, a estrangeirada fode mais & e emp(r)enha-se bem mais do que a íncola grei decadente. O linguajar brasuco-acrioulado é comuníssimo por esta ex-pátria.

Friorento, forçosamente famélico, o gato vadio chora à porta da mercearia ante a surdez de quem passa sob o pálio de cada guarda-chuva.

Hermínio mira-o de coração estilhaçado. Tem por estes dias andado de mais símil ao dito gato.

De manhã, uma mulher especialmente formosa (casadíssima) esteve à mercê de Hermínio-em-Observatório. Mãos muito lavadas, de unhas não-envernizadas ao cabo de dedos perfeitos. Perfeita cintura de viola-de-fado. Olhos de castanho-pardal. Lenço púrpura-tijolo de seda. Jaqueta de pele-de-antílope. Botas de um grená sanguíneo. Mamas de meia-laranja em síncrona simetria, não grandes nem pequenas. No todo, fez Hermínio sentir-se nada.

Já nas casas-de-pasto têm início os ágapes dos operários capazes de pagar a diária. Pintores, soldadores, estucadores, ferroviários & contabilistas, sem família todos, trincam a broa com azeitonas, desespinham as fanecas, servem-se da sopa de couve engrossada a macarrão, raros sendo os que se sobremesam de algum doce-de-pacote. Vinho todos, menos Otero Fapeles Ludocuco Beça, que padece dos gémeos renais.

É preciso cuidado com o absurdo-à-la-Camus. Que uma pessoa não-precavida perca a vida – espantará a quem?

Algum frio, alguma chuva

Etc.



Sem comentários:

Canzoada Assaltante