08/11/2006

Jimi Hendrix - hoje no Anoitecer ao Tom Dela



Hoje, na rubrica Filhos da Madrugada (23-24h00) do programa Anoitecer ao Tom Dela (das 20 à meia-noite), há muito Jimi Hendrix. 14 parágrafos-14músicas do grande guitarrista.
91.2 FM ou
www.emissoradasbeiras.com
Jimi Hendrix

1
James Marshall Hendrix nasceu nos Estados Unidos no dia 27 de Novembro de 1942. Morreu novo. Morreu demasiado novo. Ainda não tinha 28 anos quando deram com ele morto, às primeiras horas da madrugada de 18 de Setembro de 1970, num quarto de hotel em Londres. Para trás, e para a frente, ficava a esteira musical e artística de Jimi Hendrix – talvez, de facto, o maior guitarrista de rock, funk e blues de todos os tempos. Nem é favor, reconhecer isto.
0014 THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE - AXIS- BOLD AS LOVE - YOU GOT ME FLOATIN’

2
Jimi Hendrix era canhoto, mas tocava numa guitarra para dextros virada ao contrário. Foi um autodidacta. O que criou e o que inovou no domínio instrumental ainda hoje não tem par no panorama da guitarra eléctrica. Jimi Hendrix foi um génio. E morreu jovem – como acontece àqueles que os deuses amam e como acontece àqueles que acabam por amar mais as drogas do que a própria vida.
0006 JIMI HENDRIX – ANGEL

3
Jimi Hendrix gostava de Elvis Presley e de Little Richard. Antes da glória a solo, chegou a fazer parte da banda de suporte de Little Richard. Ambos passaram, por direito próprio, à História. Tal como Elvis.
0003 JIMI HENDRIX – WILD THING

4
Em Nova Iorque a partir de Janeiro de 1964, Jimi Hendrix foi fazendo pela vida. E a vida era difícil. Tocava para outros. Vivia depressa e tocava ainda mais depressa. Às vezes, era despedido. O caminho a solo só começaria em 1964. Quando Chas Chandler o conheceu, a interpretação de Hendrix do célebre tema “Hey Joe” deixou o produtor agarrado à cadeira.
0004 JIMI HENDRIX - HEY JOE.MP3

5
Na Inglaterra e na Europa, Jimi conheceu o primeiro agridoce sabor da glória em vida. Em Londres, não queriam outra coisa. Ele até tocava com os dentes ou com a guitarra nas costas. O tema “Purple Haze” é desse tempo.
0001 JIMI HENDRIX - PURPLE HAZE

6
Depois vieram os tempos tão breves como eternos da formação Jimi Hendrix Experience. A Europa ainda era o território mais favorável ao fabuloso guitarrista negro.
0007 JIMI HENDRIX - THE WIND CRIES MARY

7
Era inevitável que a pátria de Jimi Hendrix, os Estados Unidos, acabasse por dar com ele. Afinal, era ele, quase sozinho, a revolução.
0002 JIMI HENDRIX - SOMEWHERE OVER THE RAINBOW (RARE STUDIO)

8
Um dia, outro gigante, de seu nome Paul McCartney, recomendou a figura e a música de Jimi Hendrix à organização do Monterey International Pop Festival, edição 1967. Jimi Hendrix foi. Foi e arrasou aquilo tudo.
0005 JIMI HENDRIX - FOXY LADY

9
O segundo disco do projecto Experience chama-se Áxis: Bold as Love. A profunda sensibilidade musical e o arrojo instrumental de Jimi produziram mais uma revolução sonora que ainda hoje anda aí pela rua.
0012 JIMI HENDRIX - AXIS - BOLD AS LOVE - 11 - ONE RAINY WISH

10
Álcool, droga e vida não se dão bem uns com os outros. Jimi Hendrix, na curta vida que viveu, fez tudo na máxima intensidade. Mas o máximo era de mais.
0008 JIMI HENDRIX - ALL ALONG THE WATCHTOWER

11
Jimi, Joplin e Jim Morrison pertencem, na História e na Memória, ao tristemente célebre Clube J-27. Todos eram J. E todos morreram aos 27 anos, com pouco intervalo temporal uns dos outros. Deixaram tudo e levaram nada. Como acontece a todo a gente, até àquela que os deuses nem amam por aí além.
0013 JIMI HENDRIX - CATFISH BLUES

12
Quando acabou o projecto Experience, Jimi continuou a ser Hendrix. Formou os Gypsy Sun and Rainbows e depois, e ainda, os Band of Gypsys e os Cry of Love. Mas o que contava era Jimi. O que contava era Hendrix.
0009 JIMI HENDRIX - THIRD STONE FROM THE SUN

13
O pico máximo da popularidade de Jimi Hendrix aconteceu um ano e um mês antes da morte do artista, quando, entre muitos outros temas de registo, interpretou o hino norte-americano com efeitos eléctrico-psicadélico-sonoros que imitavam o som das bombas genocidas despejadas pelos seus conterrâneos na guerra do Vietname. Mas não apenas por isso ele ficou na história da música ocidental do século XX. Ficou porque era o maior.
0010 JIMY HENDRIX - LITTLE WING

14
Jimi Hendrix morreu só, como toda a gente. Mas, como só a muito pouca gente acontece, ainda hoje se fala nele e dele. Foi um grande artista. Continua a sê-lo, na eternidade das gravações.
0011 JIMI HENDRIX - CASTLES MADE OF SAND


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Jimi_Hendrix

2 comentários:

Anónimo disse...

No dia 21 de Outubro de 2006 enviaram-me uma embalajem para casa da minha mae. Dentro dela tinha um livrinho com um titulo curioso e um autore que eu me lembro pelo o nome de "ti-ti." O titulo era "O preco da Chuva," e a capa, na esquina direita baixa, tinha uma assinatura que lia "Abrunheiro." Por acaso consegui ler 32 paginas deste livro curioso, meu agora, escrito numa lingua de que ja me pouco lembro, e com muito orgulho pelo o autor, ate agora e espero que esse individuo continui a escrever, como e evidente neste blog. So te queria dizer isto, adoro o livro, e adoro o facto que agora tambem posso colocalo na minha estante com outros nomes da historia.......hoje chove aqui neste lado do atlantico, mas pelo o menos os amiguinhos do Bush estao a ser retirados um por um.

um abraco
ruiabrunheiro@yahoo.com

Daniel Abrunheiro disse...

Meu muito querido sobrinho: mandei-te um mail. Ganhei o dia com este teu comentário. Ganhei mesmo. Beijo.

Canzoada Assaltante