15/01/2011

Rosário Breve n.º 189 - in O RIBATEJO - 14 de Janeiro de 2010 - www.oribatejo.pt


Verdades banais





Tenho acordado com a boca entorpecida, ou anestesiada, por algumas verdades banais e incontestáveis. Uma delas é esta: a população activa de Portugal cabe inteirinha e toda no Pavilhão Atlântico em noite de Tony Carreira no cartaz. Verdade. Outra: Cavaco nunca antipatizou com a PIDE. Verdade. Mais uma: ninguém português gosta mesmo a sério da língua portuguesa. Verdade. Ainda: o Cristiano Ronaldo é uma petinga paga a preço de robalo esfregado em lavagante. Certo.
Quero eu dizer: a realidade não é suficiente para uma pessoa ser feliz. Quando muito, dará para um gajo andar contentinho. O ar da respiração vem vindo e vai chegando. A broa amolenta as cáries. A TVI degrada, a SIC não ajuda e a RTP agora também já é brasileira como a TAP. Já temos tornados de arranca-telhas, vá que não vá. Os velhos tornam-se avieiros de ossos pedestres afundados em água. Quem pode, come enguias. Quem não pode, babuja sampaísmos e guterrices as mais cristãs.
Mas só cá entre nós: o Messi é muito, mas mesmo muito, melhor do que o Cristianozito. Ou seja: o desemprego não depende do Mourinho, a formação profissional deveria ser baseada nos escalões do Sporting, não nos de mentira do Sócrates, e o resto também é verdadeiro e banal.
Tudo isto para vos dizer/garantir que ando chateado. O empobrecimento tem por costume ser, antes de físico, moral. E a gravíssima amoralidade deste País choca. Embate. Colide. Agride. Porque isto é muita filhadepê junta. Os gajos da justiça. Os da saúde. Os da educação. Os das finanças. Os do resto. Os que me fazem ladrar em vão à cão ão ão.
Para a semana, porém, estarei de regresso ao vosso convívio com melhores notícias.

1 comentário:

Joaquim Jorge Carvalho disse...

No meio do teu diagnóstico rigoroso-minucioso-precioso, um reparo: o Messi é às vezes melhor do que o Ronaldo; o inverso também é verdadeiro. Não é boa ideia escalonar o "génio", Daniel (assim mesmo, entre aspas).
Abraço!
JJC

Canzoada Assaltante