31/08/2005

Um Fim de Tarde do Século XXI - 10 Fragmentos para a História da Civilização Ocidental

1

Sou desde menino um homem do entardecer: um ser outonal.
Não tenho culpa. Também gosto de ver, mas de fora, as grandes alegrias dos outros, os estrepitosos carrosséis, a invejável Feira Popular da Existência Alheia. Aprecio e passo. Digo boas-tardes e desando.

2

Desando até que aqui chego, a este formoso café triste.
É numa aldeia. A montra dá para o largo da igreja. Depois de tolerados dias intoleráveis, o Verão cedeu tréguas. Embaciou-se como uma limpeza de óculos. Até choveu. O largo está em obras, mas não a esta hora, quase jantar. Uma mastaba de areia, três pilhas de pedras, um passador de areia, um barraco de ferramentas isolado a aloquete: obra sem operários, por hoje. É tudo sempre tão hoje. Gosto da paisagem que vos mostrei.

3

Na TV, uma série norte-americana, pois pudera.
Um assassinado, cinco assassinos e uma data de polícias. O mundo à americana. Sacudo uma mosca portuguesa. Sacudida, ela voa molemente para outra mesa, onde vai afiando as unhas de pêlo enquanto o próximo escritor outonal não chega.

4

E se alguém me perguntasse se amo a vida, diria que sim.
Sim, claro, como não?

5

No mais, é esta demora escrutinadora.
A consciência muito acesa: a cabeça como uma lâmpada. A chuva de meia tarde foi uma bênção. Os incendiários do meu País devem andar macambúzios. Os bombeiros vão poder esta noite cear, copular e dormir com suas esposas desveladas.

6

A TV muda para uma série de médicos.
No café, um homem de meia calva e barba completa afixa na montra uma notícia necrológica. Dando para a rua, vejo o reverso à transparência: era uma vez uma senhora. Se a senhora fosse de ficção, teria talvez sido salva pelos doutores do "Serviço de Urgência" da TV por cabo. Mas a notícia na montra é tão real como a montra.

7

A foto emoldurada da equipa local de futebol:
na parede pintada com tinta plástica dada a rolo com técnica de relevo areado. Debaixo da equipa, um homem material de camisa grená. Fuma um Português Suave, bebeu um martini com cerveja, sorri calado para a TV, onde agora decorre o concurso "O Preço Certo em Euros". O homem está na distracção beatífica dos iletrados: um camelo digestivo. De todos os prémios a concurso, só queria o carro para ele e a máquina de costura para a mulher. Não tem filhos, caso contrário haveria de cobiçar o computador.

8

Um par de representantes de pastelaria entra em cena.
Ele, glabro, nédio, vermelho; ela, carnuda, morenaça, ridente. O patrão da tasca sorri nãos a este produto e àquela promoção. Acabam por acertar uma encomenda modesta de bolos congelados. Magnânimo, o patrão oferece bebidas aos vendedores. A carnuda aceita um frasco de sumo de manga. O macho partilha uma rodada de martini. Tudo bem, paz na terra ao comércio de boa vontade. Eu assisto de lado.

9

Debando a cabeça de pássaro velho:
espreito a obra do largo. O aviso necrológico tapa meia pirâmide de areia. Toda a gente se pirou daqui para fora: olha a novidade. Sobramos eu e a adolescente tardia, filha do patrão, que serve.

10

O cepticismo nonagenário de Bertrand Russel;
o Prior do Crato; o Centenário, este ano, da Noruega; o euro; o assassinato de F.F. em Sarajevo, ano 1914; a derrota de Churchill nas eleições pós-II Guerra Mundial; e a Pasta Medicinal Couto - também fazem parte da História da Civilização Ocidental. Não tenho culpa que sim.



Botulho, Tondela, 10 de Agosto de 2005

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Daniel Abrunheiro disse...

"Well, bad words break no bones, an' they're wonderful for hardenin' the heart."

The Skin Game, John Galsworthy

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Canzoada Assaltante