15/09/2023

H. EM BUSCA DELFIM - 135 & 136 (Domingo, 17 de Julho de 2022)

Foto: © DA.




135

 

Vai hoje a sepultar o piloto André Serra, que morreu em combate às chamas lá para Foz Côa. Lamento profundamente tal trágico passamento. Há demasiados séculos que o meu (& dele, André) País está ardendo sem extinção à vista. Excepto a pessoal, por mais heróica & mais irremediável.


 

136

 

Não será hoje que reverei o mar-atlântico.

Palmilharei, antes como depois, áridas ruas.

(Não, não estou a jogar o trocadilho semântico.

Estou só a mostrar-Vos ambas mi’as mãos nuas.)

 

Ele é gordo, ela é gorda: casal ali assentado.

Cada qual de smartphone empunhado.

Nem se conversam, dialogam ou crocitam.

O casal-de-hoje é isto: quatro patas que digitam.

 

Penarei ou pensarei? Não é isto sinonímia?

Penso em Georgia O’Keeffe, sei eu lá bem o porquê.

Era pincel solar, era uma mente exímia.

Quem não sabe, é como quem não lê.

 

Volvi-me sibarita quase involuntário.

Demasiado tempo (con)sumi mil bagaços.

Enfim, a cada cristo, seu calvário.

Enfim, a cada cristo, seu senhor-dos-passos.


 


 

Sem comentários:

Canzoada Assaltante