07/12/2006

Tom Waits hoje no Anoitecer ao Tom Dela


O grande Tom Waits faz hoje, 7 de Dezembro, 57 anos. A Sandra Bernardo celebra a efeméride com 14+1 músicas do homem na rubrica Filhos da Madrugada do Anoitecer ao Tom (Waits) Dela. A partir das 23 horas, em 91.2 FM ou em www.emissoradasbeiras.com.
Tom Waits

1
A rubrica Filhos da Madrugada de hoje celebra em cheio o aniversário de Tom Waits, o génio norte-americano da voz de bagaço e da criatividade sem fim. Thomas Alan Waits nasceu a 7 de Dezembro de 1949 em Pomona, na Califórnia. Grande dia para a história da Humanidade, nem menos.

2
Tom Waits disse um dia que preferia ter uma garrafa à frente a uma lobotomia frontal. Pois, naturalmente que sim. Praticante dessa modalidade universal chamada bourbon, Tom Waits transporta a celebrada bebida para as próprias letras das suas canções. O resultado é sempre um brinde.

3
Os géneros musicais abordados por Tom Waits vão do experimental ao jazz, passando pelo rock puro e duro, pelo folk e pelos blues. O resultado é invariável, seja qual for o género: alta fidelidade e altíssima qualidade.

4
E depois, felizmente, Tom Waits canta, toca e grava que não se farta. Waits é, ainda, um instrumentista múltiplo: órgão, guitarra, piano e harmónio não têm segredos para ele. Mais aquela voz única, que Rui Correia, um músico nosso amigo admirou desta maneira: “O gajo não falha uma nota, caramba!”.

5
Sobre a voz de Tom Waits, outra citação, não sabemos de quem, chega também a propósito: “é como se a voz dele tivesse sido imersa em bourbon, depois deixada a secar uns meses numa sala de fumo e depois levada para a rua onde um carro a atropelou.” Está bem definido, sim senhor.

6
Os assuntos das letras de Waits primam por uma atmosfera bizarra em que pessoas e lugares se movem como peixes escuros em águas profundas. Muitas das suas canções são ásperas, duras, incómodas. Outras, porém, são de uma ternura desarmante.

7
As canções originais geraram um autêntico culto noctívago. Muitos outros artistas disputam o direito a tocar versões da arte de Tom Waits. Por exemplo, Bruce Springsteen. E mais um milhar de outros grandes nomes.

8
Nos Estados Unidos, os discos de Tom Waits obtêm um sucesso bastante razoável. Mas é no estrangeiro que ele é mais apreciado, atingindo as vendas o galardão de ouro de xis milhares de vendas. Ainda assim, dois dos discos de Waits já foram galardoados na sua terra natal com dois prémios Grammy.

9
Tom Waits também é actor e compositor de bandas sonoras para filmes. Exemplo: O Rei Pescador e o Drácula de Bram Stoker têm música dele. Por tudo isto, Tom Waits não pode nunca ser visto (e ouvido) como um mero pianista embriagado. Ele é isso e muito mais do que apenas isso.

10
No início da década de 70 do século passado, Tom Waits trabalhava como porteiro num clube nocturno em que actuavam artistas de toda espécie. Waits idolatrava estrelas da música e da literatura como Bob Dylan, Lord Bucley, Hoagy Carmichael, Marty Robbins, Raymond Chandler e Stephen Foster. Quando começou a compor, criou uma mistura única de canção com monólogo que se tornou uma das suas marcas-de-água. Ou de bourbon, vá lá.

11
A carreira discográfica de Tom Waits começou em 1971, ano em que assinou contrato com a etiqueta Asylum Records através de Herb Coehn, que era manager de Frank Zappa. Waits começou então a viajar, apresentando-se nas primeiras partes de concertos de músicos como Charlie Rich, Martha and the Vandellas e do próprio Zappa.

12
Uma relação amorosa muito marcante para Tom Waits foi aquela que teve e manteve com uma cantora já celebrada aqui nos Filhos da Madrugada: Rickie Lee Jones. Amores à parte, registe-se bem registado que Tom Waits, apesar do aspecto desleixado e da nocturnidade evidente da sua vida interior, é um trabalhador incansável. Para nosso bem, evidentemente – tudo para nosso bem.

13
Uma curiosidade: o início da carreira de actor de Tom Waits foi num filme de… Sylvester Stallone. Aconteceu em 1978 e o filme chama-se Paradise Valley. Em Agosto de 1980, Waits casou-se com Kathleen Brennan, que é co-autora de alguns álbuns do músico. Waits reconhece na parceria com Kathleen uma “viragem de paradigma”.

14
Muito mais há e haverá a dizer de Tom Waits. Mas o melhor, definitivamente, é ouvir o homem. A sua obra é vasta e riquíssima. Esta selecção de 14 canções poderia ser trocada por outra e por outra por outra ainda. Para o ano há mais.
(fonte: wikipedia)

Músicas seleccionadas:
0000 Just Another Sucker On The Vine,
0001 Waltzing Matilda,
0002 I Beg Your Pardon,
0003 Alice,
0004 Blue Valentine,
0005 Somewhere Over The Rainbow,
0006 Martha,
0007 Midnight Lullaby,
0008 (com Gavin Bryars) Jesus' Blood Never Failed Me Yet,
0009 I Hope That I Don't Fall in Love With You,
0010 Time,
0011 Hold On,
0012 You Can Never Hold Back Spring,
0013 Telephone Call from Istanbul
e
0014 Christmas Card from a Hooker in Minneapolis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai...

Canzoada Assaltante