09/12/2020

VinteVinte - 151 (I)


Por má fortuna, é em prosa que sonho, em verso não. 



151.

 

Coimbra, sábado, 26 de Setembro de 2020

      


I. QUEIXA-SE O MASCARILHA


Por má fortuna, é em prosa que sonho, em verso não.
Desmandada gramática me toma o onírico fraseado.
O som é nulo; a sílaba, elástica; o sentido, desnorteado.
Desperto ensalitrado, sem poema & em débil condição.

Pudera eu dormir oitavas de bravo decassílabo!
Sonhar em heróico, obrar (por assim dizer) riqueza
de rimado significado! É sonho de sonho elabo-
rado, artifício pueril meu, só redundante tristeza.

Estas linhas mesmas, que formalmente versos são,
não roubam lirismo à dita comum inspiração.
É que uso mascarilha, as lentes se me embaciam
– e pitosgo só quantas escrevo, nã’ saem já tal me saíam.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante