02/12/2020

VinteVinte - 149 (I & II)

© August Sander 
Three Young Farmers on their way to a Dance 
1914


149.

 

POVOADOS & BAILES, PRÍSTINOS TODOS

 

Coimbra, quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

 


I

Eram de povoados muito antigos.
À feira de domingo não faltavam.
Eram de corpo duro oficiante.
À dura lida as mãos nunca negaram.
Eram da férrea terra dominantes.

Esses moços na vila endomingados
mercavam graciosa paz-d’espírito.
Ao balcão de Henrique repalravam
dos demais mais fala o Dèrito. 
Conto-me entre os que lá não ficaram.

Já fez, ano passado, trinta anos.
(Por que desfaz o Tempo o bem-feito?)
Muito me ria eu com tais maganos:
o Luís-da-Retorta, o Zé-Direito,
o Fonso-da-Vindima, o Rui-dos-Canos…

Um foi morrer a França lá nas obras.
Outro ficou co’s pais, desempregado.
Casado com a Clara, é descasado
agora em salmoura o Gil-das-Cobras.
Sei isto por me ter telefonado

a Mena-Chiba, mana do Direito.
Por ser poeta, dei-me a ficar triste
das novas assim dadas a preceito.
A torta vida, cortada a eito,
condena a inexistir quanto existe.

II

    Tornei depois mais simples as coisas já simples de si mesmas. Saí a tomar aguardente num buraco ali perto do cemitério, junto às fundações do antigo arco romano. Levei comigo tinta-preta & papel-branco. Coisas que com este & aquela pude guardar:

    A mulher de blusa cerúlea & pele muito negra bebendo absinto como os decadentistas franceses;
    
    O cão de listras tigresas aos pés de Abílio, seu dono obeso, rubicundo & viuvíssimo; 

    A fotografia cinérea reenviando-nos ao Choupal dos anos 40 & tal;

    A Rita-Boazona com a filha mongolóide, que tratamos por Cadita em virtude de sermos, nós, carinhosos – e ela, Leocádia;

    Roberto Luís, filho de Isabel & de Tomás Esteves, bravo marinheiro aportado à perpétua doca-seca da solidão;

    Certa inquietude sem motiv’aparente de que não pude fazer verso mas prosa sim, esta mesma;

    O Mirito (Belmiro) tentando vender L-Pês dos Tangerine Dream, Cheap Trick, Gentle Giant, Magna Carta, Yes & The Humblebums por duas tutas-&-meia;

    O Né Boa-Morte comprando-lhos por esmola & devolvendo-lhos por esmola sem pedir a esmola de volta, sketch que há trint’anos é aqui trazido à cena arco-romana; 

    Fiquei até primícias do encerramento. Chuviscava com tal doçura, mas tal, que a rádio alertou os diabéticos no sentido de permanecerem em suas casas com as linguetas ferradas & os estores mais cegos do que o poeta Castilho. Bebi a minha parte – e a parte que o Adérito (Dèrito) já não quis. E assim, uma vez mais (ou menos), fui feliz. 

Sem comentários:

Canzoada Assaltante