30/11/2020

VinteVinte - 146 (primeiros III)




146.

 

POSSES & TOSSES DO TIPO PASSIFLORA

 

Coimbra, segunda-feira, 21 de Setembro de 2020


I

    Estes são deveras dias contados. 
    Muitos mortos que até o nome perdem, pois que contados a granel para a estatística das direcções-gerais & dos noticiários mais estentóreos. Os restantes – ou estão à rasca nos cuidados-intensivos ou assintomaticamente por aí andam a assobiar para o lado. 
    Ano esquisito, que vou (vamos todos, afinal) curtindo a salitre mais ou menos amargo. Mais ou menos – por ser conforme as posses & as tosses. 

II

    A 11 de Abril de 1983 (uma segunda-feira, como hoje), numa ala do quinto-piso da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, conversei com uma rapariga bonita de cara & algo aeróbica de cocuruto mental. Eu só queria falar-lhe de literatura, mas ela preferia narrar-me amiúdo as trepidantes aventuras da vida doméstica – da casa dela como da das vizinhas. O que cada um gastava em mercearias, roupas, saídas a restaurantes, cosméticos. Acabei naturalmente por saltar-lhe para cima, menos de um mês passado. Mas só agora descubro que quatro anos exactos depois daquela manhã – portanto, a 11 de Abril de 1987 (um sábado) – morreu Erskine Caldwell, esse mesmo senhor-escritor nascido exactamente noventa anos antes da minha Leonor. 
        Sempre consegui, pois, neste tempo em que o polvo custa os olhos da cara, os restaurantes estão fechados à força e o verniz das unhas se lasca todo como se já viesse feito de acetona, dizer-te alguma coisita de literatura, Natércia Ludovica. 

III 

Entre rentes de prósperas andam passeando favorecidas. 
Aqui miram petúnias, além pasmam ante melhoras. 
Horas-felizes vivem a favor de clemências nutridas. 
Despedidas dão às lentas, às dignas & às passifloras. 

Sou metade desse par, esse que mirando anda harmonias. 
Dias desfazem-se anos, mas há que dar de beber ao andor. 
A cor é catita, alastra mui bem pelas malvasias
– e as pias dão a plenas & a hidras mor esplendor.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante