28/11/2020

VinteVinte - 143 (quase tudo)


Praça 9 de Abril, Famalicão
(Antigo Terreiro da Mota, Praça da Mota e Praça Conde S. Cosme do Vale, em meados do século XX, Vila Nova de Famalicão)
in
https://www.facebook.com/famalicaoantigo 



143.

 

SER POR UM DIA

 

Coimbra, quinta-feira, 17 de Setembro de 2020

 


(I)

(Ser por um dia um ele próspero
Alguém de quem pudesse dizer-se
– Não é como eu. –)

II

    Da famalicense Praça 9 de Abril à venezuelana localidade de Puerto La Cruz, muitas milhas marítimas de distância não obstam ao crime. O que é criminoso, humano exclusivo é. Isto não tem volta a dar-se-lhe. Nem cor. É capciosa ingenuidade crer que não seja bem assim. Indifere qualquer geografia, desde que humana. 
    Tenebrosa Glasgow. Imunda Marseille. Subúrbios incuráveis de metrópoles sem remédio. O planeta a saque, glória norvégica à pestífera ratazana-bípede. 
    Em sua superior sabença, o luso povo d’antigamente dava por remediado o irremediável – precisamente por não ter remédio. Assim, frequento rincões menos populosos – o que Coimbra ainda permite. Noutro plano (mas no mesmo intuito), resguardo-me da violência falsamente mansa de gentalha autobeatificada: Coimbra, Famalicão, Puerto La Cruz, Glasgow & Marseille esvaziam-se a bem da minha nação. 

III

É ainda templo, perdão, tempo de florescer algum fruto
Não ceder à inércia, colher do aparente ócio a férrea rosa
A tristura é condição mas mata só quem se lh’abandona
Refiro-me a uma força contemporânea do respirar mesmo
É de outro modo inútil chamar-me a mim homem ou a Vós pessoas.

IV

Não frequento arcádias que aliás nem há.
Vim para ver a bola mas nunca mais é sábado.
Até que a vaca tussa, estou feito ao bife.
Queimado em efígie, relaxo-me ao século.

Assim zarastustramos falas para surdos.
Carne-p’a-canhão não falte na grelha.
Turcos são bichos matadores de curdos.
E a Brigada Azul usa Estrela Vermelha.

Escoro com livralhada o alude real.
Não serve de escapa – serve de afronta.
Não darão meus burros em água
(muito menos em essa de bacalhau pelas barbas).

Fala um pouco comigo – e logo vês quem te ouve.
A minha pequenez é humana, não é da pessoa.
Também eu, como tu, padeço de brevidade.
Custa-me mais embora ter nascido do que morrer.

Tertúlias? Não frequento. Aliás nem me as hei buscado.
Conheço meia-dúzia (não mais) de interessados.
Em quê? Na Língua Portuguesa – Sua Majestade.
Mais, não. Faladores, muitos: de papagaio cariz.

Ó seu malandro rompedor de hímenes! 
Seu Anaximandro ou, pior, Anaxímenes!
Fala tu calado, escuta tu absorto:
nasces para ensurdecer, aprendes a ouvir em morto.

(...)



Sem comentários:

Canzoada Assaltante