03/11/2020

Vinte-Vinte - 103 (VI a X)

 

VI

 

Por Deus, ocorre-me a lembrança da abonada figura do padre Lentino, duradoura efígie daquele tempo vagamente meninesco da minha criação. Lentino da Glória Manta, trancosense, benemérito do rancho folclórico, suequista exímio, cumpridor dos mínimos eclesiais para exasperação do mais endurecido beatério local. Bebeu o vinho que lhe coube – e nem todo sacrificial. Não era guloso de pão – sacramental ou não. Cumpriu sem desgosto nem aridez seu celibato. E morreu menos remediado do que por aí se rosnou. Há retrato dele na sede do rancho. Acho isso muito justo, muito apropriado, assaz devido até. Francamente, penso que não deixou marca funda neste povoado, sede de muita incúria, muito deixa-dormir-quem-morre.

 

VII

 

Por artigo de morte, a vida pública não treme, alheia que é ao indivíduo. O indivíduo William Herbert Wallace, por exemplo, e seu périplo por Liverpool (Sul) a 20 de Janeiro de 1931 (uma terça-feira). Já tudo se volveu inimputável. A dita vida pública é um polvo de tentacular indiferença concernente às misérias unipessoais.

 

VIII

 

Noite noiva, perdão, nova – milagre antigo da atenção. O calor amarfanha-a, porém. É precário ser corpo durante tal violência centígrada. Não há escapatória. Vale que esta zona de bairro é ínfima, há silêncio, uma pessoa pode escutar outros signos de outras dimensões. Limpa, a cozinha esplende branco. O néon é todavia fraco, há que adquirir lâmpada mais forte – se próxima vez houver.

 

IX

 

Enquanto é esta a vez, todavia, o recurso é aprender mais. Há que cansar a atenção, não facilitando jamais, nunca sendo piegas nem tolo, rejeitando o que é repugnante. Como naquele dia de “inauguração da temporada”. Era sexta-feira.

Sexta-feira, 13 de Setembro de 1985. No cine-estúdio Girassolum, Silkwood (Reacção em Cadeia) – filme de Mike Nichols com a maravilhosa Meryl Streep, Kurt Russell & a execrável Cher. Música de Georges Delerue. Argumento de Nora Ephron & Alice Arlen. Três sessões diárias – às 15, 18 & 21h30m. Folheto volante impresso na Tipografia Rainha Santa – Coimbra, 1000 exs. Também hoje foi sexta-feira. Mas.

 

X

 

Visita a exposição de mobiliário pequeno-burguês. Pessoas sem uso de livros caracolando por ali na sua baba entediada. Típico domingo municipal de província. O bolor da novidade. Os divórcios fermentando aquela maralha justamente anónima. Fórmica, tabopan, plástico a pontapé, cristais-de-imitação, flores sintéticas, o senhor vereador & a esposa. Afora, foguetório triste à arribação do senhor-presidente-da-cambra. Pindérica modernidade falsa. O senhor padre, de bochechas grenás de vinho, aboborando no bufete com o sacristão macérrimo amailo presidente-da-junta. Pinguinhas & queijinhos endógenos. Nunca mais há-de ser segunda-feira.

Sem comentários:

Canzoada Assaltante