18/01/2021

VinteVinte - 198 (incompleto)

© DA. 17 de Março de 2020 - 19h25m


198.

 SURGIR AINDA



Coimbra, domingo, 22 de Novembro de 2020 (I) 
Coimbra, segunda-feira, 23 de Novembro de 2020 (II) 
Coimbra, terça-feira, 24 de Novembro de 2020 (III & IV) 




    
    
    À face da foz, em um outrora mais violento, levei o corpo a receber o ar movente. Havia ali dois estabelecimentos em que alternadamente acampava de caderno-livro – já os não há, verifiquei-o há um ou dois anos, de certa vez que, sozinho também & sempre, por lá desandei. Estes deixou-de-haver custam-me gelhas interiores. Incessantemente cortejo havido com perdido. É um processo crudelíssimo. Sim, crucigia-me. 

    II 

    Tangem o bronze, que ressoa cavo por essas nossas-senhoras-dos-campos. A vala nova, não acabaram ainda de cavá-la. Só na primavera que vier – se vier – a acabarão. É este o derradeiro inverno da velha Dona Camila, dona deste mundo – mas não do próximo, o que a aterroriza sem favor. Os jornaleiros passam fome, cozem as cascas das árvores. Comem as ervas a par dos ruminantes. 
    Em outras partidas do mundo, guerras idênticas vêm da fome & em fome resultam. Ópio, tropa, igreja, marinha, escravatura, mineração, poesia, realidade procrastinada: tudo é farinha do único saco. Não há qualquer possibilidade de fazer com que a velha Camila perceba a raiz do crime. 
    Missionários da superstição, incansáveis, sustentam as ordens das capitais imperiais. Disseminam bíblias estupefacientes. Alcorões, torahs etc. A vala nova não tardará a ficar poluída de óleos & dejectos. Há-de cheirar a milhas, nem o vento vegetal será lenitivo. 

    (...) 


    IV 

    Urbano deu bom uso à casa (com terra) herdada dos avós. O alpendre abria ao olhar o carreiro, que abria a ínsua, que fechava o limite do mundo. Recebeu um a um os anos, não sofrendo por antecipação a evidência de um vir como último. Entra no rol deste livro por me parecer exemplar a qualidade do seu silêncio ante a terminação. 
    O silêncio dele não tem de ser o meu. O de cada um é de diversa semântica. Escolhemos falar – isto acontece muito – como forma de nos calarmos quanto ao que deveras importara ser dito. Sim, acontece muito. Eu gostaria de saber mais dos invernos de Urbano naquela casa & naquele alpendre & naquela ínsua. Mas ele não deixou escrita relativa a tal. Alguma pode todavia surgir ainda. 


Sem comentários:

Canzoada Assaltante