10/03/2021

PARNADA IDEMUNO - 106 a 109

© René Maltête



106

Terça-feira,
9 de Março de 2021

Emerso da áspera travessia do dia,
sai na noite sem freios nem carris.
Viver foi já coisa que soía
subir quantos fossem alcantis.

107

    Paulo Valério Marca Santana, sábio. Ei-lo em sua voltinha higiénica por Celas-Olivais-Penitenciária-Botânico-Calhabé-Cidral-República-Sereia-Celas. Anos nisto. Reformados dos seguros, casa própria na Rua Augusta, costumava ter sempre cão, a morte do último desgostou-o de vez, está mais sozinho do que alguma vez. Desjejua com água morna pitada de orégãos. É vê-lo depois, muito cedo, na pastelaria para café-com-leite-bolo-de-arroz. Não lê jornais desde que estes deixaram de ser escritos em Português. Não tem televisor em casa nem perde tempo a ver as dos sítios públicos. Vota nas eleições todas, ele lá sabe em quê ou quem. Esteve a um triz de ingressar no xadrez associativo do Ateneu. Não o fez por aquele núcleo ser frequentado por certo ignóbil de antanhos abaixo-de-cão. Tem tabuleiro em casa. Vence & perde suas partidas com o espelho. Não lhe sinto particular diferença para connosco, digo, que idêntica sabença praticamos.

108

    A corrente terça-feira abre-se em sol democrático sobre o vazio regulamentar da conjuntura. O Presidente toma posse em Lisboa, visita o Porto, galas restritas em o pequeno País. Estive lendo um francês em caixa-alta a metrópole-capital do seu país-em-estrela. O tipo sabia escrever. Pouco retenho todavia: mais do que conta, interessa-me o como conta. Vozearias internas não me assuntam, mais me tocam. Sinfonia não se canta.

109

     Pode acontecer o sofrer-se de crónica & anacrónica adolescência até já entradote em décadas. Não é bom – mas tenho visto tal acontecer. Também já mirei crianças amadurecidas. Tudo é em-vida.
    Valores vácuos emaranham o entendimento, deterioram a orgia. Aquelas pessoas-terminais na Golden Gate Bridge. Podemos vê-las terminando(-se). Está em filme. Valores vácuos etc.
    Super-homens? Existem. Superumanizaram-se mercê do logro. Penetram pelas fissuras da razão. Esvaziam a manada. Subvertem as tendências. Irmanam o racista ao anti-racista. Até o agnosticismo profanam. Incutem a imitação. Fazem adorar o Papagaio.
    Tirante isto, porém, tudo bem.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante