12/07/2021

PARNADA IDEMUNO - 614 a 619

© DA.



614

Quinta-feira,
8 de Julho de 2021

    O topónimo Camberra já surgiu hoje no recinto rectangular continente de papéis dedicados a lugares. Brisbane também. E Brookfield. Há um contentor para nomes/datas ao lado dos mapas: Allison/2012; Barros/1972; Clay/Abril?; Debbie/1942. Há um balde com recortes algo pueris: utensílios, veículos, marcas industriais, flora, marcas comerciais, religiões, cores, selos, aves, batalhas, catedrais. Alicate, Datsun 120 Y, Vaqueiro, Gerânio, Nicola, Coprofilismo, Amarela, Queen Elizabeth II London 1952, Pisco, Ardenas/Bulge, Köln. Entre as folhas de um jornal morto, um nome sem contexto: Derek Percy. Outro: Gerard Baden-Clay. Victoria. Perth. Dupont. Montblanc. Landowner & Squire. Cinda Goes. Linhas mais extensas relatam as buscas pela esposa desaparecida, Virginie Creek-Mell. Em a cozinha, uma refeição interrompida: fotos, indícios-ADN, demais buscas. Kholo, jogador de vólei, pintor-de-paredes depois de retirado. Pode ser da natureza dos arquivos a tentação labiríntica. Timótea, mulher de Kholo, faz limpezas full-time no Centro Comercial Asdeyzis. Victor Sílvio contrata apólices de seguros, mormente no ramo Vida. Tem havida, perdão, havido complicações na natureza equívoca de alguns óbitos: causas naturais?, suicídio?, homicídio?, acidente?, incidente? V. Sílvio pensa mui seriamente em mudar-se para a pastorícia na vertente-poente da Estrela serrana. Em punhado, pode tudo parecer (& ser) fútil. Fragmento a fragmento, todavia, a Beleza (que pode ser útil também, nada obsta a que o seja deveras) pode brotar: crianças saltando em dunas branco-douradas; reflexos à impressionismo do sol-cadente na pele do lago; obras limpas, respeitadoras do ambiente, propiciando energia & saneamento; o número de telefone (muito antigo, de cinco dígitos apenas) da casa de Elisa & Raul. Mas também: destroços de casamentos falhados da raiz ao fruto passando por flor nenhuma; aquele tão malformado agente de polícia armado em best’armada; o carecazito que se pensa doutorzeco-de-lixeira-a-céu-aberto (mora no 2.ºB do prédio da Clara Craveiro Getúlio Rocas, aquele azul em cujo rés-de-chão opera a sucursal do Victor Sílvio). Então, as coisas prosseguem: Setúbal; David/1900; martelo, Toyota Corolla etc. etc.

615

    Fernando na sala, Joy Division (Les Bains Douches) a rodar na aparelhagem, na rua um sol vivo, muito cru. Segue-se The Cassandra Complex (Power). Hoje-Há: Canja de Galinha Perfumada a Hortelã; Red-Fish Assado no Forno com Toucinho & Batata-Pequena; Arroz-Doce; Chá de Menta. Na Cidade, já aconteceu a encortiçante algarvização-para-inglês-ver que vai da Portagem à 8 de Maio.
    Mário pensa sair um pouco, apanhar o das 17h15m, voltar no das 20h00m talvez. Ouviu dizer que para 9 & 10 próximos o calor vai ser proibitivo.

616

Na mesa à esquerda da minha, falam de Pirandello:
como se andassem, os falantes, à procura-dele-Autor.
Eu, por mim, espero um velho Amigo, Godot.

Armazenista de bacalhau & de hortícolas, Eduardo Ramos:
vice-presidente da Associação da sua terra, honorário cidadão.
Casado com Maria Alice & amásio de Alice Maria: homem de simetria.

Mário sempre saiu um pouco, viu uma pouca de mundo.
Em um terraço alto, senhora alta de estampadas flores brancas.
Flores brancas sobre azul-ferrete, azul-ferrete sobre senhora.

(Já antes escrevi tercetos, mas não muito.
O quarteto é de outra estirpe.
O terceto tem seu quê de ajaponesante.)

Hoje, durante o duche, ocorreram-me versos de Herberto Helder.
Poderosas linhas, de não-plural singeleza, relojoeiras.
Já esfregando-me a toalha, fingi esquecê-los/as.

Mário, alter-lego.

617

Evoco uma espécie de felicidade partilhável mas indivisível
Essa de quando a vida dava luz como as árvores dão sombra
Aquela talvez de quando nem nascidos éramos mas já vínhamos
O nosso pai fez aquilo à nossa mãe & eis-nos brotando brutos
Ávidos de ar, teatros, luzes, versos, máquinas, laranjas frescas

Amo tão poucas coisas agora que as amo talvez de mais
Nunca fui de equilíbrios, eu ou oito ou oitocentos
Tudo ou nada, norte ou sul, às refeições & fora delas
Vai passando o Horácio à trela da mulher, danada dama
São felizes assim, mas não a tal felicidade evocava eu

Evoco uma espécie de felicidade
Etc.

618

Brilha o ouro da tarde anónima & eu a pensar no meu Pai
Eu a pensar na bondade macerada desse homem finalmente em paz
Perto dos sessenta anos começo finalmente a saber lê-lo
Antes não sabia, apenas intuía.

Antes não soubesse, antes não intuísse.

619

No poema anterior voltei a chagar-Vos a mote do senhor meu Pai
Não me leveis a mal, sei que amor-duradouro não está em moda
Se quiserdes, mudo de tique, chago-vos a mote da mulher dele
Sim, a Dona Hermínia, minha Mãe, já lá mora, coitada
Mais do que a ele-Pai, custou-lhe a ela-Mãe morrer
Decerto pelo vício incurável – mas curado – que (man)tinha de viver.

Sou algo interesseiro quanto ao Casal exposto na primeira estrofe
De certo entendimento de humores entr’eles nasci eu afinal
Fiz as contas, terá sido certamente no tórrido Agosto de 1963
Talvez pela fresca da madrugada um dos dois, talvez ambos
Um dos dois do outro se acercasse & murmurasse
(Se tiver sido ela) Pedro; (se tiver sido ele) Inês.

E depois é que Era Uma Vez,
Eles os Dois Mais Eu = Três.

Sem comentários:

Canzoada Assaltante