15/10/2020

VinteVinte - 81 (também integral)

In the Patio III, by Georgia O’Keeffe, 1948.

© Georgia O’Keeffe Museum.

 


81.

 

TRÊS DESERTOS

 

Coimbra, quarta-feira, 17 de Junho de 2020

 

I

 

Sonhei – era uma casa deserta. Não era pela falta de pessoas nela, mas de livros. Altos desertos verticais, aquelas paredes. Ampla derivação no nada. Senti a ausência de sentido, a indiferença de estar ou não estar, sendo o ser outra coisa que ali não cabia. Sim, foi angustiante. Depois, dormi ainda uma hora mais. Convalesci nessa hora, pois despertei refrescado & pronto. Todavia, eram já sete, o que estranhei. Fui logo dar de comer à minha passarada matinal. Já me esperavam, os ladinos pardais, o absorto melro. Valem-me como livros, eles todos.

 

II

 

Paulo, filho de Artur & Teresa, marido de Joana. Deu-nos uma boa história, um exemplar percurso. Isto é verdade. Virou-se sempre para o lado de cima, como manda o cartão que traz frigorífico dentro.

Inês Castor, directora do sanatório, hoje com 93 anos, hospedou o pai de Paulo, Artur Pinho. Foi isto há largas, fundas, esquecidas décadas. Sempre foram quatro anos & meio de internamento sem interrupção. Ao cabo deles, sobreviveu.

Artur conservou o diário que urdiu nessa época ensimesmada da sua vida. Paulo leu-o quando já a voz do pai era póstuma. Fez uma sinopse do manuscrito à mulher. Joana meditou muito por causa de tanta subterraneidade fundamentar cada vida.

Teresa Pinho (Claro, quando solteira) não restou viúva muito tempo. Dois anos menos duas semanas demorou até a matricularem no jazigo de família. Inês levou flores a ambos enquanto pôde. E fê-lo sempre com aquele sorriso giocondo, por assim dizer, que só a leitura de certo diário sanatorial poderia deslindar.

Ora, eu não fiz essa leitura jamais – e não me parece que Paulo esteja virado para o lado de me a proporcionar. O lado para que se vira não é este aqui em baixo. Frigorífica é sua obstinação.

A boa história que nos deixou, o exemplar percurso que nos legou – configuraram silêncio quando é de estar calado & discrição quando é de manter, dos mortos, o bom-nome. Mesmo que etc.

Águas passadas, vidas idem. Nihil obstat sed imprimatur non potest.

 

III

 

Não revelaram o nome dele.

Filmaram-no respondendo a perguntas.

Era um interrogatório médico.

Questões clinicamente orientadas.

Mostrou um sofrimento adensado pela contenção.

Sozinho na instituição, sem visitas de família.

Família é quem aparece, diz ele.

Diz ele: Por isso, família nenhuma.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante