01/10/2020

VinteVinte - 64 (íntegra)


 Maria Velho da Costa 

(1938-2020)


64.

 

DUAS MORTES & OUTRAS NOTAS

 

Coimbra, segunda-feira, 25 de Maio de 2020

 

 

A besta-fera chamada Calor-a-Mais está de volta. Só podia. Maldição deste milénio. Maio ainda não acabou – mas já parece os agostos d’antigamente.

 

No sábado, 23, morreu a escritora Maria Velho da Costa. Tinha 81 anos. Deixa obra & nome. De quantos se pode dizer igual?

 

A saída à Cidade continua em suspensão. Não sei que dia será. Ansiedade nenhuma, mas nenhuma mesmo. Vou arranjando que fazer. Ginástica esconde-esconde com o senhor Gato – e festa: faz hoje um ano completo que ele veio para ser a alegria natural desta casa.

 

Este Ano-VinteVinte quer ser esquecido desde o primeiro trimestre. Muitos mortos em muito lado. É verdade que há – continua a haver – sobrepopulação. Penso que a Natura de vez em quando se lembra de fazer a barba à humana rebarba. Pestes, guerras, grandes rafas etc. tudo business as usual. O bronco Império-USA está a dar as últimas. Segue-se o Império-Chino. Podeis duvidar, não-aquiescer. Vale o mesmo: estaremos quase todos mortos antes que o corrente século morra.

 

Entretanto, e por cá, o progressivo desconfinamento já dá manchetes: mormente, da criminalidade-chunga que faz as delícias de certa Esquerda-Esguelha & a teatral indignação de certa Direita-Razoável. É paradoxal? Não sei se é. O burro só come palha por só darem palha ao burro. Uns segundos na TV dão direito ao espelho-celebridade-instantânea. “Racismo” & “xenofobia” vêm logo a lume de cada vez que nos atóis suburbanos a chunga desata aos tiros & à catanada. É o coitadinhismo no seu pior. O jornalismo já não existe. Em lugar dele, há o grito, o alerta, o alarme, a lágrima, a comoção – e a acefalia, que este povo-sem-testa não sabe que significa. Ansiedade nenhuma, nenhuma mesmo – enfim.

 

    (Ao cabo da tarde, vem a má notícia da morte de Leonor Costa, mulher do José Agostinho ‘Tarzan’ & mãe do José Daniel, meus Amigos todos. Temo agora pelo desamparo do viúvo.) 

Sem comentários:

Canzoada Assaltante