27/04/2021

PARNADA IDEMUNO - 299 - I


299 - I

Domingo,
25 de Abril de 2021

    Há elementos novos. Não. Corrijo já: em minha posse, novos – mas antigos de quase cinquent’anos. Nada de outro mundo. Tudo & todos deste, aliás.
    Uma senhora de róseas unhas, lúnulas claras, profissionalmente registada na brigada-de-costumes como associada a lupanares ou bordéis ou prostíbulos ou alcouces. Era de atitude desafiante, procaz até. Tinha casa particular na Elísio de Moura: tugúrio à rica, murado, tipo cidadela. Na primeira metade de Junho de 1975, certa manhã de quinta-feira, tomou café-com-leite & bolo-de-arroz no Café Santa Cruz. Disseram-lhe aí que um Etelvino, engraxador de ofício com banca, ou banco, junto aos cartazes dos cinemas sobre os urinóis, tinha feito doze no Totobola, daí ganhando treze contos, cento e oitenta e nove escudos & setenta centavos. Esta senhora, que era de sua graça Luciana, veio a morrer num albergue ou hospício ou asilo ou depósito gerido por freiras italianas, não sei se para bandas do Sabugal, se por além Celorico da Beira. À data da morte, tinha noventa anos feitos, também, em Junho. O tal Etelvino morreu em 1979, foi de repente e na Couraça dos Apóstolos, levou a mão ao peito & já-foste.
    Na mesma metade do mesmo Junho do mesmo 1975, aquilo a que à falta de mais capaz vocábulo chamamos realidade – funcionava para uns tantos & deixava de funcionar para outros quantos. Ainda se nascia & já se morria. Pouco falta para meio-século ter ardido desde então, mas tal não obsta a que as novidades, por mais poeirentas ou embolorecidas, continuem a fazer latejar-me a pulsão plumitiva.
    Um Datsun 1300 verde, com estofos castanhos, roubado.
    Um Datsun 1200 4 Portas, alaranjado, estofos pretos, roubado.
    Tinha-se por “Grado – Saboroso – Nutritivo” o amendoim de origem israelita.
    Aquilo de o Etelvino Engraxador ter feito 13 contos com doze resultados acertados no 1X2 – foi boato da canalha coimbrinha. No todo nacional, é verdade que 163 concorrentes só falharam um palpite, auferindo a tal quantia. Mais felizardos foram os seis totalistas desse concurso (o n.º 40) do Totobola, havendo embolsado 358 contos, 322 escudos & 30 centavos cada mano. Opíparo, importante, suculento, esplêndido, magnificente, lauto, gordo, chorudo, rendoso, munificente prémio, naquele outrora tão conturbado do Processo-Revolucionário-em-Curso + Verão-Quente.
    Digamo-lo assim: tenho, de nascido, 11-anos-2-meses-4-dias. É a segunda quinta-feira de Junho/1975. O mundo parece mais vivo: há uma espécie de entusiasmo oratório entre os adultos, algo como uma facunda (fecunda, nem sempre) euforia. Liberdade & Reacção são palavras-de-ordem em frequente desordem. Mas faz-se meia-noite, já entra em convenção a gloriosa Segunda-Feira-26-de-Abril-de-2021. E o sono pede licença para tomar conta da minha corporação, perdoando-lhe etelvinos & lucianas & datsuns roubados. Por ora.



 

Sem comentários:

Canzoada Assaltante