01/11/2021

PARNADA IDEMUNO - 812

© DA.

812

Domingo & segunda-feira,
31 de Outubro & 1 de Novembro de 2021

    Em esta trepidante & contínua aventura chamada A-Minha-Vida, não cessam florescimentos nem deflagrações de largo espectro de acção supimpa. Ou então não, eu que me vá a enganar outro(s).
    Sem engano: o meu dia, dei-o mormente a Mestre Charles Dickens. Chá & Charles – assim foi. Já ontem, pela noitinha, ele me apetecia. Hoje, dei-lhe forte. Fora do aquário privado que esta casa é, a condição meteorológica instigava o sono sem utopias nem decepções. Dei-me a ambas, digo, aventuras: ler & dormir. Mesmo dormindo, todavia, não se me escapuliu ensejo de (re)citador:

    “He had been, when young […], a student of natural philosophy, and had attended lectures; but he run wild, misused his opportunities, gone down, and never risen again. He had no complaint to offer about that. He had made his bed, and he lay upon it. It was far too late to make another.”

    Ora, o itálico acima é, todo ele, do grande Senhor Ch. Dickens (trecho de Signal-Man, vindo a lume no Natal de 1866).
    Desperto em razoável estado de frescura – e é já segunda-feira, 1.º de Novembro. Volto a ter dezassete anos. É 1981. Acontece-me ingente tragédia. No meu quarto de rapaz solteiro, crio há meses um pardal. A 1.11.81 (domingo), um gato mata-mo. Recupero o cadáver mínimo desse meu companheiro alado. Quarenta anos (des)feitos hoje. Aprendi a lição: quatro décadas volvidas, ainda alimento aves – mas à distância só. Em casa, é um gato que tenho.


Sem comentários:

Canzoada Assaltante