14/09/2012

Tarde de quinta-feira, 6, e manhã de sexta, 7 de Setembro de 2012

Edward Steichen - The Little Round Mirror (1901)




EL CORONEL NO TIENE QUIEN LE HIJA

Leiria, tarde de quinta-feira, 6 de Setembro de 2012

Apesar da fornalha, saio à rua pela meã da tarde. Fiz bem, porque o faço a tempo de (d) (escre) ver uma gorda muito elegante de blusa  amarelolimonada cujas alças finas sobrelinham os ombros sólidos e delicados sem contradição. O rosto é de uma formosura de boneca habituada a ponderar. Não logro a cor dos olhos, que vivem piscicolamente no aquário fumado das lentes da época. Respira o largo peito como um acordeão sensível, mas não é de suar muito, por decerto revestida a manteigas de nome francês e preço de estufa. Quando decide ir-se embora do ponto-de-mira (que acabo de afiar), fá-lo com uma leveza de dança que não contradiz a quilometria dos untos. Leu uma revistazeca de “celebridades”, mas tal não me impede de lograr com ela uma revisita à Paris de 1956-7, aquando do esfomeado e autoimposto exílio de García Márquez, que lhe trouxe El Coronel no Tien Quien le Escriba e lhe levou Tachia Quintana. Mas não. A vida é assim – mais leva do que traz.

E OUTRO ANO E OUTRO DIA

Leiria, manhã de sexta-feira, 7 de Setembro de 2012

O soldado da sentinela nocturna fuma às ocultas da guarita. Pensa na noiva, que é de duas aldeias além a dele, no Noroeste. O frio não é transcendente às quatro horas, sob a silveira de estrelas muito puras e límpidas, aqui a Sul, na noite rumo-aurora.
Os turnos de vigília anteriores foram cumpridos por mancebos nados e criados em Alvega (Abrantes), Boleiros (Fátima), Castelões (Penafiel), Damaia (Amadora), Encarnação (Mafra), Fernão Ferro (Seixal), Gâmbia (Setúbal) e Ílhavo (Aveiro). Os próximos marcaram praças de Juncal (Leiria) Lajes (Coimbra), Merufe (Monção), Nadadouro (Caldas da Rainha), Odiáxere (Lagos), Pernes (Santarém), Rans (Penafiel), Teixoso (Covilhã), Vila Franca das Naves (Trancoso) e Zebreira (Idanha-a-Nova).
Piratas e bandoleiros não são esperados, no entanto, senão por via dos “mercados” financeiros intercontinentais. A espingarda do sentinela contra isso não dispara.

A noiva do moço das quatro sonha com outro, que a quis apalavrar na Senhora da Agonia há um ano & um dia.

Sem comentários:

Canzoada Assaltante