16/09/2005

Uma Gaja Boa

Uma mulher longa como uma armação gradeada – vertical até à cintura, horizontal até onde as rótulas cedem verticalidade às tíbias, que desistem no chão em prol dos pés horizontais também longos.
Uma cabeleira frondosa é o mais do cartaz. Farta cabeleira, que sobe dos ombros até à zona onde se emaranham o olhar e os pensamentos, passada que foi a linha diagonal da boca que pensa, por mordaz.
Lábios finos, dentes largos. O sol da tarde, que as cortinas prensam como a uma torrada, legitima a blusa rarefeita, de onde pomam os dois lácteos hemisférios à sorrelfa entrevistos em convívio de renda elástica.
Boas pernas separáveis: longitudinais, ossudas sem excesso de magreza, tudo tendão, gordura nenhuma. Unhas fortes, que o verniz visitou de branco, sobre a mesa como na ponta das sandálias de perfumado couro.
(Deixam-nas andar assim, e depois elas incandescem o ar da respiração, tornando oftalmológica a dificuldade de viver. Um homem olha, uma mulher vê.)
Levanta-se sem esforço, por pura articulação de planos. A pele, muito ginástica, ginga o esqueleto fibroso no sentido, mais ainda, da altura. Condescende moedas no balcão, mulher de contado consumo.
Mineral, aduanária, pontuda, capital, frutívora – sai de cena, deixa nódoas de luz no soalhado, respiga centelhas de ouro à porta de vidro e deixa a preto-e-branco o cartaz dos gelados, qu’inda até há poucochinho vos juro que era a cores.



(Escrito para o sítio na net: www.liberal-caboverde.com
na tarde de 15 de Setembro de 2005, em Tondela.)

4 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimo texto!
Leitor Incontinente

Anónimo disse...

Vou dormir a tentar nela. a preto e branco.

David Leandro

PS: qual é o teu mail?
Diz para este sítio de sicó
davidleandro@netcabo.pt

Camarelli disse...

ena, que flash! (flesh?)
'pá, muito bom, é um biscoito sináptico; este texto merecia uma montra na red light disctrit de amesterdão... ;)

Anónimo disse...

nem mais Daniel. e há dias em que se vê tudo a preto e branco.

ass: RespeitávelCensor

Canzoada Assaltante